Inicio | Blog
Embora pareça paradoxal, a questão é que quem fala espera sempre do lado do analista uma palavra, uma interpretação, ou seja, a afirmação de um sentido; mas quando do outro lado não recebe uma resposta, mas um espaço vazio - como um espelho - naturalmente este interpreta a si mesmo.
A interpretação, disse-me há muitos anos um professor, tem de ser vazia de sentido para que assim, quem interpreta o sentido dessa intervenção seja o paciente e não o psicanalista.
Desta sorte, as ocorrências e deslizamentos do falante, preencherão o vazio com o qual ele se defronta.
E com o que exatamente o enche?
Com seus fantasmas.
E então, podemos interpretar a partir desses fantasmas:
Diz-me, de onde veio isso que você diz?
"O analista não faz senão devolver ao analista a sua mensagem invertida, como se fosse um espelho no qual o analisante pode se reconhecer."
A interpretação psicanalítica não tem que apontar para o sentido e a totalização, mas sim para a divisão; para o equívoco.
Os pacientes chegam à sessão doentes de sentido e não podemos dar mais um. A eficácia não reside em somar, mas em subtrair.
#psicanalise #psicanalisebrasil #freud #frases #vida #brasil
Wesley Diego de Godoi
Psicólogo e Psicanalista - CRP 08/24023
Busca
Posts Recentes
A Interpretação na AnáliseSeja bem vindo a minha história profissional. Meu nome é Wesley Diego de Godoi, sou Psicólogo (CRP 08/24023) e Psicanalista. Realizo atendimento online e presencial a adultos de diferentes idades, através da psicanálise. Meu consultório fica em Londrina, no Paraná. Sou graduado em Psicologia. Especializado em Saúde Pública, no ano de 2017 e em Psicanálise Clínica, no ano de 2019. Atualmente sou Mestrando em Psicanálise, pela Universidad John Kennedy, de Buenos Aires, na Argentina. Nos últimos anos realizei mais 13 mil sessões baseadas na psicanálise.
Consultório
Rua Gago Coutinho, 140 - Aeroporto - Londrina/PR.
Atendimento Online e Presencial
Horário de Atendimento
Somente com hora marcada